Igreja Paroquial da Maia / Igreja de São Miguel / Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho

IPA.00004884
Portugal, Porto, Maia, Cidade da Maia
 
Arquitetura religiosa, barroca. Igreja barroca de planta longitudinal e nave única, frontaria com frontão de lanços entre sineiras e interior decorado com retábulos de talha dourada. Nave e capela-mor com retábulos e caixotões barrocos.
Número IPA Antigo: PT011306070016
 
Registo visualizado 324 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor rectangulares, sem coincidência entre exterior / interior, torre sineira quadrangular e capela mortuária adossadas a O.. Disposição horizontal das massas, exceptuando a torre sineira. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas na igreja e de 1 nas dependências anexas. Fachada principal orientada a N., revestida a azulejos padronizados e dividida em 3 panos por pilastras, correspondendo os laterais a torres. Remate em frontão de lanços com nicho tendo imagens no tímpano, encimado por cruz latina e flanqueado por campanários, em que os vãos se apresentam preenchidos por azulejo figurativo, e rematado por balaustrada encimado por urnas. Portal de verga recta ladeado de pilastras apoiando frontão de volutas interrompido, sobrepujado por óculo quadrilobado com vitral. Torre sineira adossada, também revestida a azulejos, de três registos separados por cornijas; apresenta porta de verga recta sobrepujada por lápide com inscrição no primeiro, relógio circular no segundo e, no terceiro, quatro vãos com sinos; remate por coruchéu, encimado por cruz latina e cunhais encimados por jarrões. A fachada E. da Igreja é marcada por porta de verga recta e dois janelões rectangulares. A fachada O. apresenta no pano correspondente à torre, óculos ao nível do primeiro e segundo registos. O acesso à capela mortuária realiza-se através de porta de verga curva. Articulação interior / exterior desnivelada. O interior é iluminado pelo vão quadrilobado a N. e por dois janelões na fachada E.. Nave com coro-alto sobre mísulas, balaustrada dourada e tecto do sub-coro com caixotões pintados; guarda-vento de vidro, lambril de azulejos, 2 retábulos colaterais de talha dourada e vãos com sanefas e molduras também de talha. Arco triunfal pleno ladeado por retábulos de talha e encimado por revestimento de talha profusamente decorado. Pavimento de madeira e tecto de madeira em caixotões pintados. Na capela-mor, amplo retábulo de talha dourada com trono central e imagens laterais em mísulas entre colunas torsas. Tecto de madeira igualmente formando caixotões pintados.

Acessos

Rua Padre José Pinheiro Duarte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, outeiro, adossado a O. por torre sineira e capela mortuária, separado a toda a volta por adro murado com escadaria a N..

Descrição Complementar

Nos panos laterais da fachada principal inscrevem-se registos de azulejos com imagens.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial / Religiosa: santuário

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sema afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa a paróquia é do rei, estando os direitos deste na posse de Roque Monteiro Paião; 1738 - construção do atual templo; séc. 19 - construção da torre e revestimento da fachada principal a azulejo; 1997 - colocação de guarda-vento e vitral.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito aparente e rebocado, telha, vidro e vitral, madeira, talha, azulejo, ferro.

Bibliografia

AZEVEDO, Agostinho de - A Terra da Maia. Porto: 1939, vol. 1; COSTA, Padre António Carvalho da - Corografia Portuguesa... Lisboa: Valentim da Costa Deslandes, 1706, vol. I; Guia de Portugal, Província de Entre Douro e Minho, I Douro Litoral, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

FIPM: séc.19 - construção da torre, revestimento da fachada principal a azulejo; 1995 / 1996 - obras de restauro do interior, revisão das coberturas e pintura exterior; 1997 - colocação de guarda-vento e vitral.

Observações

*1 - A lápide que se insere na torre apresenta a seguinte inscrição "Cantata Domino Canticum Novum Qui a Mirabilia Fecit MDCCCLXX". *2 - O nicho da fachada principal abriga escultura de São Miguel. *3 - O restauro recente da talha dourada foi inadequado. *4 - Templo de romagem, aqui se celebra a romaria da Nossa Senhora do Bom Despacho.

Autor e Data

Isabel Sereno e Elvira Rebelo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login