Igreja de São Sebastião

IPA.00005667
Portugal, Faro, Albufeira, Albufeira e Olhos de Água
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal composta por nave rectangular, capela-mor quadrangular com sacristia adossada e duas torre flanqueando a fachada.
Número IPA Antigo: PT050801010006
 
Registo visualizado 266 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave rectangular em que se inscrevem duas torres, capela-mor quadrangular à qual se encontram adossadas lateralmente a sacristia e volume escalonado; cobertura diferenciada de duas águas (igreja e sacristia), de três águas (torres laterais), de quatro águas (sala museu) e em domo com zimbório (capela-mor). Fachada principal a E. com três corpos de um pano e dois pisos, sendo os laterais rematados por cornija com beirado e rasgados por porta encimada por fresta, ambas de verga recta; corpo central limitado por pilastras encimadas por urnas, rematado por frontão curvo com cornija; rasgado por portal de verga recta arquitravada ornamentado por cantaria de concheados e volutas com cruz central, encimado por janelão de verga recta. Fachada S. com três corpos, o da torre, o da nave, rasgado por portal central em cantaria com verga recta arquitravada, e o da sacristia com empena sobre janela de verga recta. Fachada N. com quatro corpos escalonados, todos rematados por cornija e beirado (à excepção do da capela-mor rematado por cornija sob domo) e cegos, à excepção do corpo sala-museu rasgado por um óculo circular. INTERIOR: nave única com abóbada assente em sanca; parede do lado do Evangelho com nicho central; capela-mor com arco triunfal (com inscrições na base) de volta perfeita em cantaria; cúpula apoiada em sanca com quatro vãos do lanternim; retábulo em talha dourada e lateralmente dois vãos de verga recta arquitravada em cantaria.

Acessos

Praça Miguel Bombarda

Protecção

Enquadramento

Urbano, meia-encosta, adossado a construção sem qualidade, abre para um pequeno adro calcetado de reduzidas dimensões, sobre rua de circulação automóvel; a fachada lateral esquerda dá para uma rua pedonal e a direita para pequeno largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1740 - construção segundo cronograma inscrito nas bases do arco triunfal.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenarias rebocadas e caiadas, telha cerâmica, cantaria, pilastras, madeira em caixilharias, mosaico hidráulico e pedra em pavimentos.

Bibliografia

ADELAIDE, Amado, Roteiros Histórico-Monumentais da Cidade de Albufeira, Albufeira, 1998; FRANCISCO, Lameira, Inventário Artístico do Algarve - A Talha e a Imaginária I - Concelho de Albufeira, vol.1, Faro, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login