Praça Mouzinho de Albuquerque / Campo Novo

IPA.00005868
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vicente)
 
Componente urbano. Espaço urbano de confluência. Praça. Conjunto urbano de arquitectura barroca. Praça losangular com ruas nos vértices e jardim ao centro. Tipologia dominante do espaço construído: casa de dois pisos com cornija, porta e janela de avental ou duas portas no primeiro piso e janelas de sacada com cachorros, ligadas por friso de pedra no segundo. Exemplar paradigmático de praça setecentista onde as casas se repetem em conjuntos harmoniosos.
Número IPA Antigo: PT010303490049
 
Registo visualizado 991 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Elemento urbano  Espaço de confluência  Praça    

Descrição

Estrutura urbanística: aglomerado organizado em praça losangular de cujos vértices saiem quatro eixos viários correspondendo às ruas de Santo André, de São Gonçalo, de Guadalupe e das Oliveiras. Os lados da praça são preenchidos por módulos habitacionais compostos por dois pisos, o primeiro com porta, janela de avental ou duas portas e o segundo com janelas de sacada sobre cachorros, ligadas por uma faixa de pedra. Os módulos são delimitados por fortes cunhais implantados em todas as esquinas da praça e unidos por cornija de granito. O ritmo do conjunto foi alterado a NE. pela implantação de um palacete oitocentista de dois pisos, coroado por platibanda e urnas, com pé-direito superior aos restantes edifícios. No centro da praça jardim cercado por murete com pináculos nas extremidades, organizado com canteiros relvados e bancos de pedra tendo no centro a estátua de D. Pedro V sobre pedestal com as armas reais, dedicatória e a data de 1879. A NE. possui uma escadaria de dois lanços com guardas de granito decoradas com pináculos e urna que forma o espaldar de um chafariz com pedestal e taça gomada com três bicas carrancas e dois bancos de cada lado.

Acessos

Praça Mouzinho de Albuquerque, Rua de Santo André, Rua de São Gonçalo, Rua de Guadalupe, Rua das Oliveiras.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, DR, 2ª Série, nº 49 de 9 março 2006

Enquadramento

Urbano, no centro da cidade.

Descrição Complementar

Não aplicável

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal / Pública: municipal / Privada: Igreja Católica

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO MIILITAR: Manuel de Pinto Vilalobos, autor do risco (atr.) *1

Cronologia

1725 - Aforamento dos terrenos para edificação das casas; 1805 - local de feira de porcos e madeira *2; 1809 - transferida para o Campo da Vinha a feira de porcos ficando no Campo Novo apenas a feira das madeiras; 1871 - construção do Palacete do Conde de Carcavelos *3; 1879 - erecção, no Campo de Santa Ana, do monumento à memória de D. Pedro V *4 por ordem do Cónego José Narciso da Costa Rebello e seu irmão o Barão da Gramosa; 1898 - o Campo Novo passa a designar-se Praça Mouzinho de Albuquerque; 1914 / 1915 - o monumento à memória de D. Pedro V é transferido do Campo de Santa Ana para a praça; 1982, 3 Abril - Despacho de classificação, com homologação de IIP.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, COSTA, Luis, O progresso em Braga através das Actas camarárias, in Mínia, nº 2, Braga, 1978, pp. 2 - 50; SOROMENHO, Miguel, Manuel Pinto Vilalobos, Lisboa, UNL, 1991, (Dissertação de Mestrado); ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da, Manuel Fernandes da Silva mestre e arquitecto de Braga, Porto, FLUP, 1995, (Dissertação de Mestrado); BANDEIRA, Miguel Sopas de Melo, A Enfiteuse nas estruturas urbanas de Braga setecentista, 1995; PEREIRA, José Fernandes, O barroco do séc. XVIII, in História da Arte Portuguesa, PEREIRA, Paulo (Dir.), vol. 3, 1995, pp. 148 - 149.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMBraga: 1996 - Arranjo do jardim central da Praça com construção de murete com pináculos e colocação de bancos.

Observações

* DOF: Conjunto da Praça Mouzinho de Albuquerque. *1 - Manuel de Pinto Vilalobos, engenheiro militar, era mestre da aula de fortificação de Viana e esteva muito ligado às obras que o Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles mandou efectuar na cidade de Braga. *2 - O local foi escolhido para feira não só por ser lugar ventilado dos ares, mas também para ficar o Campo da Vinha franco e dezembaraçado para a venda de gado grosso. *3 - O Conde de Carcavelos foi um brasileiro de torna viagem. *4 - A estátua do rei D. Pedro V, obra de Teixeira Lopes, pai, é uma reprodução em mármore da que existe no Porto, na Praça da Batalha.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

Anouk Costa / Cláudia Morgado / Rita Vale 2010
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login