Igreja Matriz de Ponta do Sol / Igreja de Nossa Senhora da Luz

IPA.00006211
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Ponta do Sol
 
Arquitectura religiosa, manuelina e neomaneirista. Igreja manuelina de planta longitudinal e nave única, tecto da capela-mor em alfarje, frontispício em empena, tendo no interior capelas colaterais, arco triunfal e outros elementos redecorados em estilo neomaneirista.
Número IPA Antigo: PT062205030001
 
Registo visualizado 127 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única, e capela-mor rectangulares, torre sineira quadrada adossada a S. do frontispício, baptistério, capela do Santíssimo, capela de Nossa Senhora do Patrocínio e sacristia adossadas a S, capela do Sagrado Coração de Jesus adossada a N.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de uma água no baptistério, duas na Igreja e capela do Santíssimo, três águas na capela de Nossa Senhora do Patrocínio e capela do Sagrado Coração de Jesus, quatro na sacristia. Frontispício orientado a O. terminado em empena, tendo portal de arco pleno emoldurado e arquitravado, encimado por uma janela de cantaria; torre sineira com cunhal de cantaria, uma sineira em cada face e remate arredondado e uma moldura aonde se inscreve um relógio; coruchéu quadrangular revestido a azulejos enxaquetados rematado por cata-vento. No INTERIOR, nave percorrida por silhar de azulejos recentes, coro-alto de perfil ondulado sobre estrutura de cantaria pintada em escaiola, onde se apoia o guarda-vento em madeira encimado por um vitral. No lado do Evangelho porta em cantaria da região dando acesso ao adro, púlpito quadrangular em madeira pintada sobre mísula dourada, baldaquino também em madeira pintada com o símbolo do Espírito Santo e rematado em flor-de-lis, moldura de motivos florais; capela do Sagrado Coração de Jesus de arco de volta perfeita, encimado por frontão curvo, tudo em escaiola, tecto com abóbada de cruzaria suportada por mísula e pedra de fecho decorada; piso em cantaria, retábulo em madeira de talha azul acinzentada e dourada. No lado da Epístola, pia de água-benta em mármore, porta de acesso ao coro e torre; baptistério com arco em cantaria negra da região, porta em madeira gradeada, pia baptismal de cerâmica decorada; capela do Santíssimo com arco quebrado sobre dois colunelos entre os quais uma decoração de elementos vegetalistas, no friso do frontão a representação de uma cena bíblica, paredes laterais com seis quadros, tecto de abóbada de berço decorada, retábulo de talha dourada, branco e vermelho, possuindo um frontal de altar imitando brocado, sacrário dourado com baldaquino rematado por cruz latina; capela de Nossa Senhora do Patrocínio ou do Cocho com arco quebrado, sobre arquivoltas em cantaria vermelha pintada, altar lateral dedicado a Nossa Senhora do Patrocínio. Lateralmente dispõem-se de ângulo dois retábulos em talha dourada e azul cinza. Arco triunfal de volta perfeita encimado por cartela onde se inscrevem as armas de Portugal. Capela-mor com paredes revestidas de azulejos de tapete, cadeiral, retábulo-mor de talha dourada e azul cinza com cinco quadros pintados a óleo, rematado por baldaquino; tecto de alfarje pintado. Na sacristia, arcaz de madeira, tendo no espaldar, painéis com santos e Cristo na Cruz no central, fonte em cantaria, chão em laje, e dois armários de parede.

Acessos

Vila

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Grau

2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.

Enquadramento

Urbano, integrado em zona residencial e de serviços, próximo da foz da ribeira.

Descrição Complementar

Na capela de Nossa Senhora do Patrocínio ou do Cocho, lápide tumular. Existência de órgão positivo.

Utilização Inicial

Cultual

Utilização Actual

Cultual: Aberto ao culto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Nicolau Ferreira, quadros da Capela do Santíssimo.

Cronologia

Séc. 16 - Construção da Capela de Nossa Senhora da Luz, onde se instalou a sede da paróquia; séc. 17 - revestimento a azulejos das paredes laterais da capela-mor; séc. 18, 1º quartel - reconstrução e aumento da Igreja, pinturas a óleo da Capela do Santíssimo; 1940, 26 setembro - publicação de Decreto nº 30 762, no DG, 1.ª série, n.º 225, determinando a classificação da Igreja Matriz de Ponta do Sol como Imóvel de Interesse Público; inventariação da pia baptismal do séc. 16, em estilo mudéjar, existente na igreja ao abrigo do mesmo Decreto; 01 novembro - publicação do Decreto nº 30 838, DG, 1.ª série, n.º 254, suspendendo o decreto n.º 30 762, de 26 de setembro do mesmo ano, relativamente à classificação de imóveis de propriedade particular; séc 20, último quartel - obras de restauro.

Características Particulares

Igreja com bom exemplar de tecto de alfarje na capela-mor, paredes da mesma revestidas a azulejos do Séc. 17 - tipo tapete; capela do Sagrado Coração de Jesus com tecto de cruzaria de ogivas; capela do Santíssimo, de grande riqueza decorativa, retábulo da capela do Sagrado Coração de Jesus e retábulo-mor em estilo neoclássico; pintura do tecto da nave e frontais de altar de carácter popular.

Dados Técnicos

Estrutura mista na capela do Sagrado Coração de Jesus e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra da região ( basalto ), azulejos, talha dourada, pavimento de madeira e cantaria na Igreja e tijoleira rústica antiga na sacristia; cobertura de telha.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, Ponta do Sol in Elucidário Madeirense, vol. III, Funchal, 1978; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990; RIBEIRO, João Adriano, Ponta do Sol, Subsídios para a História do Concelho, Ponta do Sol, 1993.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login