Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo e São Miguel de Torres Vedras / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00006332
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães
 
Arquitectura religiosa, românica. Igreja paroquial cujos trechos românicos se resumem à estrutura de alfiz ainda existente, inserindo o portal axial, e aos arcos, principal e lateral. São ambos plenos e de feição muito simples, apenas marcados superiormente com friso, apoiando-se em pé-direito com friso ondulado. O pé-direito principal tem ainda servido de apoio a coluna com capitel de folhagem relevada, o que denota ser já de um românico avançado.
Número IPA Antigo: PT031113130007
 
Registo visualizado 1245 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Igreja de planta longitudinal, nave única, com 2 altares laterais e 2 colaterais, dispostos em ângulo, capela-mor rectangular e 2 torres sineiras adossadas no lado direito, no alinhamento do frontespício, que termina em empena. Cobertura homogénea de 2 águas. Os trechos românicos resumem-se ao portal principal e ao lateral direito. O principal abre-se num alfiz, com arco pleno apoiado em pé-direito, superiormente com friso ondulado, e coluna com capitel de folhagem destacada e 2 pombas. O portal lateral, também de arco pleno com friso, apoia-se em pé direito, com friso superior ondulado.

Acessos

No sítio do Castelo, no ponto mais elevado. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,094154; long.: -9,261257

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG, 1.ª série, n.º 136 de 23 junho 1910 *1

Enquadramento

Urbano. Implanta-se dentro da cintura de muralhas, em lugar altaneiro, precedida de escadaria de acesso, e tendo num plano inferior, já fora das muralhas, um anel de construções.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 12 / 13

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 12 - época provável da construção; séc. 14 - instituição da confraria das ovelhas dos pobres; séc. 16 - pia baptismal oitavada e alguns painéis "Primitivos Portugueses"; séc. 17 - púlpito, azulejos da sacristia e tábua do coro com "Ressurreição"; 1662 - obras de restauro; séc. 18 - altares de talha; 1718 - aquando da abertura de um cabouco para alicerce de um muro, encontrou-se túmulo de pedra com grande alfange mourisco, esporas e restos ósseos, mas que foram novamente soterrados; 1755 - ruiram as duas tprres; 1770 - medição da torre do relógio; séc. 19 (princípios) - ainda era costume festejar-se Nossa Senhora da Assunção (Santa do Orago), havendo na véspera, a 14 Agosto, fogueira no adro da igreja e nas ameias do castelo, em comemoração daquela data que, segundo a tradição, marca o dia em que D. Afonso Henriques tomou o castelo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em cantaria.

Materiais

Calcário. Na decoração interior azulejos, talha, pinturas e telas. Cobertura de telha.

Bibliografia

TORRES, Manuel Agostinho Madeira, Descripção Histórica e Económica da Villa e termo de Torres Vedras, Coimbra, 1861; VIEIRA, Julio, Torres Vedras Antiga e Moderna, Torres Vedras, 1926; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1963; ALMEIDA, José António Ferreira, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; Torres Vedras, Passado e Presente, vol. I, Torres Vedras, 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1959 - Consolidação do pórtico; 1963 - substituição dos cabeçotes dos sinos; 1974 - obras de consolidação e conservação; 1975 - trabalhos de conservação interior: pavimento, tecto, paredes, limpeza, etc.; conservação interior: pinturas decorativas, restauro dos painéis marmoreados nas paredes da capela-mor e abóbada do mesmo; limpeza dos altares laterais; 1980 - instalação eléctrica; reparação da instalação eléctrica; 1982 - obras de conservação; 1987 - restauro dos cabeçotes dos sinos; 1996 / 1997 - recuperação geral da Igreja, anexos e casa adjacente: coberturas, fachadas e interiores; calçamento de fundações dos anexos: casa do guarda e cartório; execução de calçada: entrada da casa do guarda

Observações

*1 - DOF: Trechos românicos da Igreja de Santa Maria do Castelo e São Miguel.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

Júlio Grilo 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login