Chafariz da Danaide

IPA.00006895
Portugal, Viana do Castelo, Monção, União das freguesias de Monção e Troviscoso
 
Chafariz central de construção oitocentista, com sistema piramidal, adelgaçando em altura, coluna com cartela, rematada por estátua, representando a figura mítica de Danaide.
Número IPA Antigo: PT011604170027
 
Registo visualizado 402 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Chafariz de tanque circular, no interior do qual se eleva uma base prismática, encimada por peça quadrangular em cujos lados se inscrevem meios círculos, sendo dois taças. Sobre esta implanta-se coluna de plinto prismático, moldurado, com almofadas em relevo, rematado superiormente por concha, em posição central, de onde jorra a água para o tanque. A base, prismática, de lados côncavos, sustenta o fuste, também prismático, ostentando nas faces anterior e posterior, cartelas, sendo a anterior envolvida por palmas, com o centro preenchido por moldura oval coma inscrição "DEU LA DEU MARTINS" e a data de 1369, e o interior decorado com o busto da Deu-la-Deu sobre as portas da Vila de Monção. O capitel, fitomórfico, envolve a base que suporta a estátua da Danaide, trajando túnica, a mão direita sobre o peito e a esquerda segurando a peneira, tendo aos pés a inscrição identificativa da personagem.

Acessos

Monção, Largo do Loreto. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,079184; long.: -8,481824

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado e destacado, no interior da Fortaleza de Monção (v. IPA.00002377), no extremo da praça principal de Monção, inserido em largo com rotunda ajardinada onde, a nascente, se ergue edifício designado Casa do Loreto (v. IPA.00024226) que alberga serviços municipais. Nas proximidades localizam-se, a cerca de 60 m a nascente, o edifício da Caixa Geral de Depósitos, a sudeste e sul, a cerca de 30 e 50 m respetivamente, um edifício oitocentista, de gaveto (v. IPA.00024221), e a Casa do Curro ou do Terreiro, atual Museu do Alvarinho (v. IPA.00009650). A nordeste, a cerca de 50 m, sobre um baluarte da fortificação, ergue-se a escultura contemporânea de João Cutileiro evocativa de Deu-la-Deu Martins.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1837 - construção do chafariz pela Câmara Municipal de Monção; 1869 - colocação de placa alusiva a Deuladeu Martins *1.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de - Alto Minho. Lisboa: 1987, p. 171; ALMEIDA, José Avelino d' - Diccionario abreviado de chorographia, topographia e archeologia das cidades, villas e aldêas de Portugal. Valença: 1866, 2, p. 310; RIBEIRO, Luísa Teresa - «Monção tem imenso potencial para valorizar e promover». In Diário do Minho. 09 novembro 2002, p. 25; VIEIRA, José Augusto - O Minho Pittoresco. Lisboa: 1886, 1, p. 49.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Deuladeu Martins era esposa do alcaide Vasco Gomes de Abreu, governador da praça de Monção em 1369. Neste ano e estando ausente o governador, por ter sido chamado pelo rei D. Fernando, para ajudar na luta contra os castelhanos, a vila foi cercada; na ausência do marido e perante o desespero do povo, Deuladei teve a ideia de reunir a farinha que restava e fazer alguns pães, que ofereceu depois ao inimigo, de cima da muralha, junto à porta de Salvaterra. Os espanhóis não percebendo o logro, acabaram por levantar o cerco e partir. *2 - Postais e fotografias antigas mostram o chafariz possuindo um tanque muito mais amplo, de planta retangular, sobre soco, também de planta retangular, constituído por três degraus escalonados, delimitados nos ângulos por "frades".

Autor e Data

Paulo Amaral 1999

Actualização

João Almeida (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login