Casa dos Pereira Coutinho / Casa dos Vilhenas / Sede da Santa Casa da Misericórida de Lamego

IPA.00007195
Portugal, Viseu, Lamego, Lamego (Almacave e Sé)
 
Arquitectura residencial, setecentista. Edifício de planta rectangular, com tendência horizontalista da disposição das massas. Aparelho rústico no 1º piso do corpo central da fachada principal, rematado por frontão triangular. Este alçado ostenta maior riqueza decorativa em detrimento dos restantes alçados. Fenestrações rectangulares de sacada, sobrepujadas por arquitrave.
Número IPA Antigo: PT011805210025
 
Registo visualizado 416 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, simples e irregular de massas simples, dispostas horizontalmente e cobertura de telhado de 4 águas e 2 no frontão. Panos dos alçados são delimitados por pilastras e rematados por cornijas. Fachada principal orientada a NO. marcado por corpo central em plano ligeiramente avançado, composto de portal principal de arco rebaixado e ladeado por 2 fenestrações de arco semelhante. Em plano superior, delimitado por friso, 3 janelas de sacada com varanda de ferro, a central de arco rebaixado, as laterais rectangulares. No piso térreo e de cada lado do corpo central, 2 janelas de arco abatido gradeadas. No andar nobre, sobre as atrás referidas, 4 varandas gradeadas. Sobre o corpo central, um frontão triangular armoriado, coberto por telhado de 2 águas. Alçado SE. tem, no piso térreo, 4 janelas rectangulares gradeadas. No andar superior, delimitado por friso, 4 janelas rectangulares. No enfiamento do alçado, muro com portão de acesso a terreno e ao alçado tardoz. Este possui, no piso inferior, 2 portas rectangulares, 2 janelas rectangulares gradeadas, uma pequena fresta e um óculo em posição centralizada. A nível superior, 4 janelas rectangulares ladeiam grande janelão rectangular, iluminante da escadaria. Um logradouro murado separa o imóvel da zona rústica, em plano inferior. No alçado NO., pequena escadaria, conduz a patim, que, ao fundo, dá acesso ao exterior do alçado posterior. 4 janelas rectangulares em cada piso, delimitados por friso. As do piso térreo são gradeadas. INTERIOR: Grande átrio comunica, à esquerda e direita, com divisões adaptadas a serviços. Em frente, 3 arcos a pleno centro. Os dos extremos para corredores que, por sua vez, dão acesso a divisões que comunicam com o exterior, para o logradouro do alçado tardoz. O arco central, gradeado, conduz a um segundo átrio, de onde parte escadaria em caracol protegida por guarda em ferro forjado para o piso superior, onde forma patamar. Para a esquerda deste, divisões que comunicam entre si, das quais uma serve actualmente de museu. Na área do corpo central, uma varanda interior com arco a pleno centro e portal rectangular fronteiros ao janelão, iluminam o corredor. Ao fundo e para a ala SE., divisões incaracterísticas, em que, através de uma delas, se tem acesso ao 3º piso, actualmente devoluto e não dividido.

Acessos

Largo Dr. João de Almeida

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, isolado e separado por muro e vias públicas. Insere-se em zona de acentuado declive.

Descrição Complementar

O brasão armoriado no frontão, é composto por coronel de nobreza, sustentado por 2 canhões, ladeado por 2 estandartes desfraldados. O brasão, esquartelado, exibe as insígnias heráldicas dos Pereiras, no primeiro quartel; as dos Coutinhos, no segundo; no terceiro quartel as dos Vilhenas e no quarto, as dos Menezes.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de organização religiosa / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do imóvel; séc. 20, início - adaptado a Asilo de Infância Desvalida; 1960, década - instalação da Escola Comercial e Industrial; 1999 - instalação dos serviços administrativos e museu da Santa Casa da Misericórdia de Lamego.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura, molduras de vãos e outros elementos em granito.

Bibliografia

COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. IV, Lamego, 1984; Guia de Portugal, vol. V Trás-os-Montes e Alto-Douro - II Lamego, Bragança e Miranda, Lisboa, 1988; www.cm-lamego.pt, 13 Julho de 2011.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

SCM de Lamego: 1994 / 1999 - remodelação do interior para instalação dos serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

Sónia Basto 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login