Capela de Nossa Senhora do Socorro

IPA.00007388
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela com interior de espaço único, de planta longitudinal. Fachadas delimitadas por cunhais, com os vãos rectangulares em repertório renascentista de grande singeleza e rematadas à face com empenas triangulares. Acentuada planimetria de panos, caiados de branco, próprio dos pequenos templos populares alentejanos, com telhados mouriscados devido ao adossamento das telhas terminais. Acentuado despojamento decorativo exterior.
Número IPA Antigo: PT041501010040
 
Registo visualizado 575 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, regular. Massa simples paralelepipédica, com cobertura homogénea em telhado de duas águas assente sobre cornija. Fachadas delimitadas por cunhais de aparelho rusticado. Fachada principal orientada a O. de um só pano no qual se abre o portal simples rectangular moldurado, com as ombreiras assentes em soleira e encimado por cornija linear. Remate em empena angular com cruz pequena de cantaria no topo, com pináculos assentes em plintos no prolongamento dos cunhais do frontispício e arco sineiro à esquerda assente em base sobre o telhado. Fachada a N. simples com fresta em capialço e remate em beiral. A fachada oposta é semelhante, mas cega. Fachada posterior plana e cega, rematando em empena angular simples. Articulação exterior / interior desnivelada, pelo que se acede ao interior subindo um degrau. INTERIOR de espaço único, iluminação dada pelos vãos descritos. Altar-mor definido por arco de pleno centro em ressalto de corte semi-esférico, com decoração em estuque com símbolos eucarísticos, onde se adossa a mesa quadrangular com frontal revestido a azulejos geométricos. À entrada, do lado da Epístola, uma pequena pia de água benta em calota de quarto de esfera, de pedra. Pano de parede plano e liso com silhar de azulejos, do mesmo tipo do altar, a toda a volta do espaço. Cobertura em abóbada de berço ornamentada com caixotões em estuque. O interior é rebocado e caiado de branco. Pavimento em tijoleira.

Acessos

EN 365 Alcácer do Sal, Carrasqueira a 10 km de Troia, Herdade das Casas Novas

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Localiza-se em espaço aberto, junto aos campos de arroz, perto de um pequeno aglomerado de casas rústicas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais ou séc. 17 - época provável da execução dos azulejos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, reboco, cantaria de brecha da Arrábida, azulejos, madeira, telhas cerâmicas de meia cana.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal: arquivo fotográfico

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal: arquivo de Tombo

Intervenção Realizada

Observações

1) Apesar de fechada ao culto existem nesta igreja uma diversidade de votos em cera e imagens relativas a promessas feitas pelos crentes.

Autor e Data

Albertina Belo 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login