Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00007511
Portugal, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo
 
Arquitectura religiosa, novecentista. Capela de planta longitudinal simples, com alpendre e torre campanário adossado ao lado direito. Fachada principal em empena rasgada por portal em arco de volta perfeita, marcada por contrafortes de esbarro oblíquo. Fachadas com remate em cornija, as laterais com janelas em arco de volta perfeita. Interior com coberturas em vigamento de madeira, com ara de altar simples.
Número IPA Antigo: PT020904080063
 
Registo visualizado 665 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal simples, com alpendre e campanário adossado ao lado esquerdo, constituindo um corpo de massa simples coberto por telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria granítica com as juntas pintadas de branco, com remates em cornija. A fachada principal, voltada a SO., é prolongada por alpendre mais baixo, com telhado de duas águas e forro de madeira, assente sobre colunas de secção mais larga na zona superior e bases paralelepipédicas. A fachada principal é em empena com o vértice coroado por cruz latina de hastes lisas. No eixo, inscreve-se o portal de acesso, em arco de volta perfeita moldurado com aduelas mais largas na base, elevado por um degrau. Os ângulos da fachada principal apresentam cunhais em forma de contrafortes de esbarro oblíquo e, no do lado SO., lê-se a data "1954" gravada. Na fachada lateral esquerda, virada a NE., destaca-se o corpo da torre campanário, de planta rectangular, com três pisos, assinalados pelos vãos das janelas quadradas e com sineira dupla, em arco de volta perfeita no quarto piso, coberta por telhado de duas águas. O flanco E. da torre tem um contraforte de esbarro oblíquo e o flanco NE. é rasgado por uma janela de volta perfeita, semelhante às três janelas que se abrem no paramento da nave. A fachada lateral direita, virada a SE., é rasgada por três janelas em arco de volta perfeita. A fachada posterior é cega com remate em empena com cruz no vértice e rasgado por três janelas em arco de volta perfeita, a central gradeada. O INTERIOR divide-se em nave e capela-mor, com coberturas diferenciadas, mas ambas em forro de madeira disposto em duas águas. A ladear o arco triunfal em arco de volta perfeita abrem-se duas edículas colaterais, uma dedicada a São José e a outra ao Menino Jesus. A capela-mor encontra-se elevada, desnivelada por degraus de granito, tendo ao centro o altar assente em dois pilares troncocónicos e, na parede testeira, uma edícula que alberga a imagem de Nossa Senhora da Conceição sob um Crucifixo. No largo, na sequência da escadaria de acesso encontramos uma fonte ornamental de planta quadrilobada. Pelo adro da Capela estão distribuídas duas imagens, uma de Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos, ostentando a data "1957" gravada nas costas, e outra de Santa Maria de Aguiar sobre pedestal onde foi aplicado o título "S. Mª de AGUIAR". Nas costas desta encontramos um fontanário de espaldar e pio com a inscrição "JUNTA DE FREGUESIA / DE / FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO / 1992".

Acessos

Alto da Espanhola

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, situa-se em terreno elevado, denominado Alto da Espanhola, no limite da freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo. Está isolado, no centro de um adro pavimentado com terra batida e delimitado por muretes de granito, ao qual se acede a partir da via por escadaria. No adro, que também tem a função de parque de merendas, distribuem-se mesas e bancos, fonte com chafariz e as imagens de peregrinação de Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos e de Santa Maria de Aguiar, padroeira de Figueira de Castelo Rodrigo.

Descrição Complementar

Sobre o portal axial, registo de azulejo policromo, representando Nossa Senhora da Conceição.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Luís Castilho (1952). EMPREITEIRO: Joaquim Francisco Teixeira da Silva (1952). ESCULTOR: Joaquim Barreira (1957).

Cronologia

1951 - D. Prazeres Crespo oferece o terreno para ali ser construída uma capela em honra da Imaculada Conceição; 1952, Fevereiro - o arquitecto Luís Castilho apresenta o projecto da capela e a construção é adjudicada ao empreiteiro Joaquim Francisco Teixeira da Silva; reaproveitamento de um sino antigo, com a inscrição "Mandado fundir em 1885 pelo Abade António Garcia da Costa Teixeira"; 1952, 2 Abril - início da construção; 1954, 8 Agosto - a capela está concluída, fazendo-se a sagração, a data encontra-se também gravada na fachada principal; 1957, 13 Janeiro - sagração do monumento a Nossa Senhora de Fátima com os Pastorinhos, da autoria de Joaquim Barreira; 1988, 15 Agosto - sagração do monumento a Santa Maria de Aguiar, padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, doado por João Gonçalves Camurça; 1992 - construção do fontanário público no Adro.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em betão; molduras, cunhais, colunas, nichos, arco triunfal, pavimento, esculturas, fonte e bancos em cantaria de granito; juntas em argamassa de cimento; coberturas exteriores em telha de aba e canudo; grades e tocheiros de ferro; cobertruas de madeira; janelas com vidro simples.

Bibliografia

GOMES, J. Pinharanda, História da Diocese da Guarda, Braga, 1981; BORGES, Júlio António, Figueira de Castelo Rodrigo. Roteiro Turístico do Concelho, 2ª ed., Figueira de Castelo Rodrigo, 1997; Carta do Lazer das Aldeias Históricas, vol. 3, Roteiro de Castelo Rodrigo, Lisboa, 2000; BORGES, Júlio António, Castelo Rodrigo Passado e Presente, Viseu, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMFCR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMFCR

Intervenção Realizada

Utente: séc. 20 - obras várias de conservação e limpeza e manutenção do adro.

Observações

*1 - a propriedade não se encontra averbada no Registo Predial de Figueira de Castelo Rodrigo; os terrenos de implantação encontram-se em nome da proprietária doadora, D. Prazeres Crespo.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1997 / João Vilhena e Joana Vilhena 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login