Igreja Paroquial de Vagos / Igreja de São Tiago

IPA.00008675
Portugal, Aveiro, Vagos, União das freguesias de Vagos e Santo António
 
Arquitectura religiosa, renascentista, barroca e neoclássica. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT020118080010
 
Registo visualizado 700 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, capelas laterais e torre sineira, à face da fachada principal, adossada à direita. Volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e em coruchéu pintado de branco, na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente e flanqueadas por cunhais apilastrados em cantaria e firmados por pináculos. Fachada principal rematada em empena contracurvada e recortada, de inspiração borromínica, com friso e cornija, encimada por cruz latina no vértice; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, com moldura em cantaria enquadrado por conjuntos de 2 pilastras assentes em plintos, encimado por friso e frontão interrompido por janela de sacada com guarda em balaústres, gradeada com moldura contracurvada e cornija. No lado direito, torre sineira de dois registos definidos por cornija, o primeiro rasgado por fenestrações diversas, dos lados direito e posterior e cega do lado da fachada principal; o segundo registo possui quatro sineiras, em arco de volta perfeita com moldura saliente; remate em frontão triangular e pináculos nos cunhais. INTERIOR: nave, coro alto, 2 capela laterais e dois púlpitos, ambos confrontantes, capela-mor. Na parede do lado do Evangelho uma lápide e a capela dos Cardosos, com abóbada em cataria, em caixotões; arco triunfal de volta perfeita, ladeado por dois altares colaterais; presbitério delimitado da nave por teia de balaústres em madeira, torneados e torcidos; capela-mor com retábulo principal em talha. Igual aos colaterais. Capela do lado da Epístola, do Sacramento, com retábulo; vãos de portas e janelas com sanefas de madeira entalhada.

Acessos

Rua do Dr. Mendes Correia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: cartela com inscrição em capitais romanas, referindo a instituição do padroado - "EL REI DO(M) AFONSO O QV / INTO DEV ESTS IGREJA / AO MOSTEIRO DE S MARCOS / AO QVAL ESTA VNIDA IN PER / PETVVM NO ESPIRITVAL E / TEMPORAL ERA D (E) 1452". Inscrição existente no exterior da capela do lado da Epístola - "ESTA CAPELLA / FOI FEITA A CVSTA / DO SANTISSIMO NO / ANNO DE 1801".

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1452 - data na cartela aposta na parede do lado esquerdo, esclarecendo o padroado; séc. 16 - datação da cartela; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; séc. 17 - datação do arco da capela dos Cardosos, do lado do Evangelho; séc. 18, 2ª metade - foi efectuada uma grande reforma na igreja; 1801 - data da construção da capela do lado da Epístola.

Dados Técnicos

Estrutura mista; Paredes autoportantes

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959; LEAL, Augusto Soares d' Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 10, Lisboa, 1882; Público nº 3023 (Dezembro), Suplemento sobre Aveiro, 1998; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login