Casa dos Alpuim / Casa dos Agorretas

IPA.00009440
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Palácio urbano revivalista neomanuelino, de planta rectangular, com a presença nos vãos da fachada lateral de elementos pertencentes ao anteior. A frontaria caracteriza-se pela harmonia e regularidade de fenestração, apresentando vãos com molduras elaboradas, varandas e aventais das janelas em granito rendilhado. O edifício anterior tinha a sua fachada lateral muito mais sóbria, com vãos rectos e janelas, de guilhotina, arquitravadas.
Número IPA Antigo: PT011609190066
 
Registo visualizado 584 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular com cobertura em telhado de quatro águas. Frontispício, virado a S., com embasamento e cunhais almofadados e rematado por cornija, também almofadada e com torsal superior; termina em platibanda coroada por merlões. Alçados de dois pisos com vãos alinhados e colocados regularmente. Primeiro piso com esquema de fenestração a b a a b a, correspondendo o a) a portal de folha dupla com moldura convexa e duplo colunelo, o b) a janela com moldura em arco bilobado e avental em pedra rendilhada, tendo todos eles o colunelo exterior encimado por cogulho de vegetação. O segundo piso tem seis janelas de sacada, com moldura superior em arco bilobado, enquadrados por arcos canopiais, decoração em flor-de-liz, no remate dos colunelos e arcos, com varanda de pedra recortada. A fachada à R. do Rubim, rematada em cornija, apresenta três pisos, tendo no primeiro quatro portas de verga recta e três janelas de guilhotina; o segundo piso tem sete janelas de guilhotina alinhadas com os vãos do piso térreo e o terceiro apresenta apenas uma janela de guilhotina. Sobre o cunhal SO. existe um duplo escudo de armas, esquartelado, coroado por elmo e paquife. No INTERIOR os portais centrais do primeiro piso conduzem a um átrio central distribuidor com acesso à escadaria estreita para o segundo piso, onde as três salas nobres se dispõem paralelamente, viradas à rua.

Acessos

Monserrate, Rua Manuel Espregueira; Rua do Rubim. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,692611; long.: -8,829824

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado. Implantação harmónica no centro histórico de Viana, com a fachada principal voltada à R. Manuel Espregueira e a lateral para a R. do Rubim. O imóvel situa-se numa das ruas comerciais mais importantes da cidade, correspondendo à antiga via que do burgo medieval se dirigia para N.. Nas traseiras existe um jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - Construção do palácio primitivo, de que restam vestígios na estrutura do edifício e nos vãos da fachada lateral; 1884 - remodelação do edifício e construção da actual fachada principal ( ALMEIDA, 1987: 84 ); 1999, 01 julho - proposta de abertura do processo de classificação do imóvel, pela DR do Porto; 05 julho - despacho de abertura do processo de classificação do vice-presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o procedimento de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública; 2010, 30 dezembro - procedimento de classificação prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252; 2011, 05 dezembro - procedimento de classificação prorrogado até 31 dezembro 2011, pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232; 2014, 19 dezembro -proposta da DRC do Norte para a não abertura de novo procedimento de classificação, dadas as alterações levadas a efeito; 2015, 15 janeiro - Despacho de concordância do diretor-geral da DGPC.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito, cantaria de granito nos vãos, varandas, cunhais, cornija, platibanda e pavimentos, madeira, cobertura de telha.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira - Alto Minho. Lisboa: 1987, p. 84; FERNANDES, Francisco Carneiro - Viana Monumental e Artística. Espaço Urbano e Património de Viana do Castelo. Viana do Castelo: 1990.; CALDAS, João Vieira e GOMES, Paulo Varela - Viana do Castelo. Lisboa: 1990, p. 86.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login