Casa do Curro / Casa do Terreiro / Museu do Alvarinho

IPA.00009650
Portugal, Viana do Castelo, Monção, União das freguesias de Monção e Troviscoso
 
Casa nobre construída no séc. 17 e séc. 18, em estilo barroco. Segue a tradição da casa-torre, de planta retangular composta e fachada principal marcada pela horizontalidade, que é interrompida pelo corpo central, de três pisos, funcionando como torre. A fachada é definida por pilastras e tem fenestração regular e simétrica, em torno de um eixo formado pelo portal e pedra de armas, com janelas de sacada e guilhotina sobrepujadas por cornija e frontão curvo. A simplicidade das aberturas do primeiro piso contrasta com a opulência dos frontões que encimam as janelas dos pisos superiores, de ligeiro requebro, e da pedra de armas. No interior, destaque para a escadaria com corrimão terminado em carranca.
Número IPA Antigo: PT011604170034
 
Registo visualizado 529 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta retangular, composta por um corpo central de 3 pisos e 2 corpos laterais com 2 pisos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas de quatro águas. Fachada principal virada a nascente, ritmada por pilastras, sobrepostas por gárgulas de canhão, que marcam os corpos e formam os cunhais, com soco e pisos separados por friso. Esquema de fenestração regular e simétrico, de vãos sobrepostos, tendo no 1º piso, nos corpos laterais dois portais de verga recta encimados por cornija, os dos extremos mais largos, e no central, portal de igual modinatura entre dois janelos rectangulares; no 2º piso rasgam-se, nos corpos laterais, uma janela de guilhotina e uma de sacada, com balcão sobre mísula e bnalaustrada de ferro, ambas com molduras encimadas por cornija e frontão curvo de volutas interrompido por bola; no corpo central, duas janelas de sacada, iguais, enquadram pedra de armas encimada por cornija e frontão curvo. No 3º piso, no corpo central, duas janelas de guilhotina encimadas por cornija e frontão curvo de volutas. Portal principal colocado axialmente, acedendo ao átrio central interior. No INTERIOR, o corpo central, com paramentos rebocados e pintados, tem, essencialmente, funções de distribuição e os laterais, com paramentos em alvenaria aparente de granito, funcionam como áreas de exposição, no 1º piso e como biblioteca no 2º piso. No 1º piso, entrada para átrio central, pavimentado em lajeado de granito e com escadaria em 2 lanços perpendiculares, com degraus e corrimão, terminado em voluta encimada por carranca, em granito; lateralmente, portas de acesso a 2 grandes salas, perpendiculares ao frontispício, com um arco abatido no centro dos compartimentos que ocupam o 1º piso de cada um dos corpos laterais. No 2º piso, a escadaria acede a um vestíbulo central de distribuição que comunica com os corpos laterais, tendo em cada um 2 salas, funcionando no corpo S. as salas de leitura e, no corpo N., os serviços administrativos; na parte posterior do corpo central existe uma sala de exposição, com forno de pão, dedicada ao vinho alvarinho. No 3º piso do corpo central, a que se acede por escada situada na parte posterior, sala destinada à Direcção.

Acessos

Monção, Praça Deuladeu. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,078705; long.: -8,481902

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado a norte e a sul, no interior da Fortaleza de Monção (v. IPA.00002377). Situa-se na praça principal da vila *1, abrindo a fachada principal a nordeste, diretamente para a rua. Adossa-se a norte a edifício de gaveto, oitocentista, arquitetonicamente interessante (v. IPA.00024221). Na praça, o piso dos passeios é em lajeado e a via, em paralelo de granito. O centro da praça é ocupado por uma placa arborizada, pavimentada com calçada à portuguesa e pequeno jardim. Nas proximidades localizam-se, a cerca de 50 m a norte o Chafariz de Danaide (v. IPA.00006895) e a cerca de 100 m na mesma direção, sobre baluarte da fortaleza, a escultura contemporânea de João Cutileiro evocativa de Deu-la-Deu Martins.

Descrição Complementar

A pedra de armas, consiste num escudo francês esquartelado, tendo no 1º quartel as armas dos Pereira; no 2º as dos Castro ( de 6 arruelas ); no 3º as dos Abreu; e no 4º as de Soares de Tangil; é encimado por elmo com paquife coroado pelo timbre dos Pereira.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, final - séc. 18 - início da construção da Casa do Curro pelo Licenciado Francisco Pereira de Castro, filho de António Pereira de Castro Caldas e de Maria de Abreu Soares e que participou na guerra da Restauração; séc. 18 - continuação da construção da casa; 1969 - pertencendo ao Dr. António Pereira de Castro Caldas, descendente do fundador (GOMES, 1969: 54), aqui funciona o Registo Civil; 1977, 19 agosto - aquisição do imóvel pela Câmara Municipal de Monção; 1984 - instalação da biblioteca e da oficina de turismo; 2015, 28 fevereiro – inauguração do Museu do Alvarinho *2 na Casa do Curro, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, após obras de adaptação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito; soco, pilastras, cornijas, molduras dos vãos, escadaria e pavimentos do primeiro piso em cantaria de granito; madeira nos pavimentos do piso piso e balaustradas; ferro nas balaustradas dos varandins; cobertura de telha.

Bibliografia

GOMES, José Garção - Monção e seu alfoz na Heráldica Nacional. Barcelos: 1969; GUERRA, Figueiredo da - Monção. 1903; PINHO, António - «O escudo de armas da vila de Monção corrompido pelo trádito deuladeiano», in Minia. Braga: 1944, fasc. 1; PINHO, António - O escudo de armas da vila de Monção corrompido pelo trádito deuladeiano. Viana do Castelo: 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMMonção: 1984 - início das obras de recuperação e adaptação do edifício às funções de Centro Cultural; 2014 / 2015 - obras de remodelação com vista à instalação do Museu do Alvarinho, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, que beneficiou de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros.

Observações

*1 - A Praça em que se situa a casa do Curro, no exterior do perímetro muralhado medieval, designava-se inicialmente Terreiro do Curro, por ser um espaço aberto em que decorreriam diversas atividades, nomeadamente de caráter festivo, e por aí se realizarem corridas de cavalos; a casa passou a ser designada pelo nome do local em que se situava. Em 1876 foi dada à Praça a atual designação de Praça de Deuladeu (PINHO, 1987: 26-27). *2 - O Museu do Alvarinho, também designado Paço do Alvarinho, pretende constituir-se em trunfo valioso na defesa e divulgação do Vinho Alvarinho, potenciando as suas caraterísticas endógenas e as empresas locais dedicadas à sua produção.

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 2000

Actualização

João Almeida (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login