Câmara Municipal de Santiago do Cacém / Casas da Câmara / Câmara Velha

IPA.00009772
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Arquitectura civil, rococó. A sólida organização compositiva, herdada da tradição da arquitectura Chã, combina-se aqui com as inovações do gosto rococó, bem visíveis no frontão polilobado que coroa a janela central do alçado principal, enquadrado numa graciosa empene em arco querenado. Singulariza-se pela popularização das formas da arquitectura rococó, adaptadas à projecção de um edifício público de grande destaque no tecido urbano, e pela riqueza dos ferros forjados.
Número IPA Antigo: PT041509060016
 
Registo visualizado 429 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara e tribunal  

Descrição

Planta simples, quadrangular, irregular. Massa simples com cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal virada a SE. de um pano definido por cunhais e dois registos separados por friso de argamassa; soco saliente; no registo inferior rasga-se portal de verga recta adintelado com moldura de cantaria, ladeado por duas janelas com molduras de cantaria; no registo superior rasgam-se três janelas de sacada, correspondentes aos vãos do registo inferior, com varandas de ferro forjado assentes em mísulas de cantaria, sendo as laterais de verga recta adintelada com molduras de cantaria e a central de verga recta com moldura de cantaria, coroada por frontão polilobado em argamassa sobrepujado por pedra com as armas reais assentes em cartela com o cronograma " 1781 "; remate em cornija e beirado que ao centro se elevam formando empena em arco de querena sobrepujado por urna de argamassa que se repete nos coroamentos dos cunhais. Alçado NE. de um pano definido por cunhais e rematado por cornija e beirado; ao nível da rua abre-se uma porta, tendo à esquerda uma janela de cota superior, centrada no pano, sobre a qual, ao nível do primeiro andar, se rasga uma janela de sacada com varanda de ferro forjado sobre mísula de cantaria, ladeada por duas outras janelas, tendo todos os vãos molduras de cantaria. INTERIOR: pequeno átrio de acesso, com portas de ambos os lados que ligam aos compartimentos térreos, abrindo-se na parede fronteira à entrada um arco de volta perfeita que comunica com as escadas que vão para o piso superior, de dois lanços, constituídas por degraus de cantaria e resguardadas por gradeamento de ferro forjado, apoiado no patamar central num pilar de cantaria lavrada em forma de " S ", e guarnecidas por rodapé de quatro azulejos de altura, estampilhados, azuis e brancos. No primeiro piso destaca-se a sala das sessões que corresponde a todo o alçado NE. e outras duas salas menores correspondendo aos outros dois vãos da fachada principal. Os tectos com forros de madeira em saia e camisa são em algumas salas decorados por medalhões centrais pintados ou entalhados.

Acessos

Praça Conde do Bracial

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona Especial de Protecção do Pelourinho (v. PT041509060004)

Enquadramento

Urbano, formando o gaveto de um quarteirão e abrindo o seu alçado principal sobre uma praça, no centro da qual se destaca o Pelourinho ( v. 1509060004 ), e onde se encontram igualmente o Antigo Edifício da Admnistração do Concelho ( v. 1509060055 ), a Igreja do Espírito Santo ( v. 1509060046 ), o Antigo Hospital do Espiríto Santo ( v. 1509060008 ) e o Palácio dos Condes Avilez ( v. 1509060036 ); para E. a Igreja da Misericórdia ( v. 1509060019 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1781 - construção.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, molduras dos vãos e elementos secundários de cantaria, pavimentos de tijoleira e soalho, caixilharias e tectos de madeira, telhados em telha de canudo, gradeamentos de ferro forjado, azulejos.

Bibliografia

SOBRAL, Carlos e MATIAS, José, Património Edificado de Santiago do Cacém - Breve Inventário, Santiago do Cacém, Câmara Municipal, 2001.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login