Torre do Relógio de Mértola

IPA.00009819
Portugal, Beja, Mértola, Mértola
 
Arquitectura de comunicações, vernacular. Torre sineira de carácter civil, marcada por uma grande austeridade construtiva e rematada por uma graciosa torre-campanário inspirada nos modelos da arquitectura religiosa.
Número IPA Antigo: PT040209040023
 
Registo visualizado 706 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Torre do relógio    

Descrição

Construção de planta quadrangular que se ergue sobre uma torre de planta quadrangular, separada em dois registos por recuo, à qual se adossa, perpendicularmente à fachada N., o volume da escada exterior de acesso à casa da máquina. Cobertura em domo e telhado. Volumes articulados. Alçado E. de dois registos, separados por recuo, sendo o inferior definido por contrafortes cilíndricos e o superior definido por cunhais, rasgado por olhal em arco de volta perfeita e rematado por cornija em cujos ângulos se elevam urnas de argamassa que coroam os cunhais. O domo encontra-se coroado por um pináculo sobre o qual se eleva um cata-vento de ferro forjado. Alçado S. com o volume da torre da muralha cavalgado pelo volume da torre do relógio, que se destaca a O. em avanço sobre a rua, dividido em três registos por recuos sucessivos, tendo o intermédio um contraforte cilíndrico no seu ângulo direito e correspondendo o superior ao campanário, de esquema idêntico ao do alçado E. Alçado O. com o volume saliente da torre do relógio, rematado por empena com cornija e rasgado, ao nível do piso térreo por porta e ao nível superior por mostrador de relógio emoldurado, de cantaria, com numeração romana. Superiormente destaca-se, recuado, o campanário, de esquema idêntico ao descrito no alçado E. À esquerda adossa-se o volume da escada exterior de acesso à casa da máquina, resguardada por murete. Alçado N. de esquema idêntico ao do alçado S., sobressaindo o volume da escada exterior de acesso à casa da máquina, no topo da qual se rasga uma porta.

Acessos

Rua Dom Sancho II (antiga Rua do Visconde dos Boisões)

Protecção

Incluído no Parque Natural do Vale do Guadiana e no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Guadiana PTCON0036

Enquadramento

Urbano, isolado, elevando-se em destaque sobre uma das torres da muralha, em posição sobranceira ao rio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: torre do relógio

Utilização Actual

Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, mostrador do relógio em cantaria, sino de bronze, cata-vento de ferro forjado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login